Núcleo de Correspondência de Mogi Mirim Afonso Zambrana Fundado no dia 06 de abril de 2019 em Mogi Mirim, interior de São Paulo, o Núcleo de Correspondência de Mogi Mirim Afonso Zambrana (NCMMAZ ou Núcleo MMDC Leste) é uma associação cívica e sem fins econômicos que pertence à estrutura de núcleos de correspondência da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.
O objetivo principal da associação é o de divulgar e preservar na memória do povo brasileiro, a dignidade e a grandeza do Movimento Constitucionalista de 32, iniciado no Estado de São Paulo.
A associação também pretende manter vivos os ideais que inspiraram o movimento, além de estimular a prática do civismo e o exercício consciente da cidadania.Desta forma, o núcleo promove atividades e auxilia outras entidades culturais a comemorar algumas datas que estão alinhadas com a proposta da associação, como por exemplo, O Dia da Juventude Constitucionalista (23 de maio), assim como o Dia do Soldado Constitucionalista (9 de julho) e o Dia da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 (2 de outubro).
A associação também obedece ao Artigo 284 da Constituição Estadual, que determina a comemoração da Semana da Revolução Constitucionalista de 1932, de 3 a 9 de julho. Como entidade, o núcleo preserva a memória do Movimento Constitucionalista de 1932 organizando, mantendo e atualizando o arquivo histórico, museu e biblioteca do movimento Constitucionalista.
Junto à população e às escolas de ensino fundamental e médio, o NCMMAZ promove e realiza cursos e conferências sobre o movimento Constitucionalista; visitação aos lugares históricos do Movimento Constitucionalista e outras atividades sociais que visem a engrandecer o civismo.
O NCMMAZ tem como finalidade pesquisar fatos relativos à memória e feitos de civis, lideranças civis, voluntários e militares da Força Pública e do Exército Brasileiro que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, seja na condição de integrantes do Exército Constitucionalista do Setor Leste ou de entidades civis participantes dos esforços de guerra em apoio a esse exército.
De forma a produzir informações e difundir conhecimento acerca da epopeia de lutas e sacrifícios que eles vivenciaram em prol da causa constitucionalista nos meses de julho a outubro de 1932, a associação disponibliza no portal NCMMAZ conteúdos de textos e imagens, assim como fornece materiais para a publicação em jornais de Mogi Mirim e região e para publicação em livros digitais e/ou impressos, sejam de cunho acadêmico, científico ou literário.
E, por iniciativa própria do NCMMAZ ou em resposta à solicitação de instituições do meio civil ou militar, o núcleo compartilha conteúdos de textos e imagens para serem apresentados em palestras, cursos, seminários, conferências, congressos, colóquios ou seminários.
O núcleo também busca e formenta parcerias e intercâmbios de pesquisa e compartilhamento de resultados de pesquisa relativos ao resgate e ao enaltecimento da memória e dos feitos de veteranos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, sejam eles nascidos na região de Mogi Mirim ou que lutaram na região compreendida pelo 26º BPM/I ou, ainda, que na região vieram a residir, estejam eles em vida ou falecidos, entre Instituições, Entidades e Associações afins, sejam civis ou militares, públicas ou privadas, no território nacional ou fora deste.